Sobre o Portugal Mobi Summit

Mobilidade 2030
O paradigma está a mudar, e nós?

Depois de um ano 2020 extremamente desafiante e no qual o Portugal Mobi Summit se afirmou como um evento internacional no debate dos grandes temas da mobilidade sustentável, com a presença de oradores e públicos de diferentes geografias, em 2021 pretendemos reforçar o alcance do evento, diversificando temas, audiências e conteúdos.

O mundo está à beira de uma dramática crise climática e uma abordagem “normal” não irá conduzir-nos ao destino esperado. A nossa ordem económica, o nosso modo de vida, é materialmente expansionista, socialmente divisivo, e hostil em relação ao ambiente. Este cenário carrega responsabilidade sobre todos nós - governos, empresas e sociedade civil.

As pressões sobre as áreas urbanas irão tornar-se particularmente insustentáveis já que em 2050 teremos mais 2,5 mil milhões de pessoas a viver em cidades, atingindo dois terços da população mundial. Como o Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirma: “Será nas cidades que, no essencial, a batalha climática vai ser ganha ou perdida”.

O desafio é imenso e a descarbonização das cidades deve ser assumida como um objectivo prioritário. Isso implica repensar as nossas infraestruturas de mobilidade e sistemas de energia. Significa definir o foco na criação de uma economia mais circular, redesenhando o nosso tecido urbano para que se torne mais sustentável.

Nos últimos 4 anos, o Portugal Mobi Summit assumiu o objectivo de contribuir para uma mudança positiva, tentando mudar mentalidades rumo a uma mundividência mais ecocêntrica.

Temos cumprido essa agenda juntando nos nossos palcos oradores inspiracionais de todos os cantos do mundo, de onde quer que o pensamento disruptivo e criativo esteja a fazer a diferença.

Este ano, o Portugal Mobi Summit vai colocar o foco na mudança do plano das ideias para a ação. Como planear uma cidade descarbonizada, como potenciar a transição energética no transporte público e privado, como aproveitar a moda da micro-mobilidade, como repensar aeroportos e caminhos de ferro, e como as decisões individuais, no dia a dia, têm um papel crucial para tornar tudo isto uma realidade. A ciência de dados e as ferramentas aplicadas nas smart cities ajudam a monitorizar o nosso comportamento, mas tudo se resume a alterar escolhas individuais.

Nos dias 20, 21 e 22 de outubro, em ambiente virtual, a grande cimeira volta a juntar em Cascais um vasto painel de oradores e convidados nacionais e internacionais. Três dias de debate em que juntamos em palco figuras de referência nas áreas da mobilidade sustentável, smart cities, transição energética, transição digital, inovação, ou políticas públicas de transporte e planeamento urbano.

O PMS 2021 é uma iniciativa do Global Media Group e da EDP, em parceria com a Via Verde, a VOLVO, a FIDELIDADE o CEiiA e a Câmara Municipal de Cascais, onde as principais Marcas de Informação do Global Media Group - Diário de Notícias, Dinheiro Vivo, Jornal de Notícias, Motor24 e TSF - desenvolvem conteúdo e promovem reflexão e debate sobre os grandes temas da mobilidade. O PMS 2021 conta com o Alto Patrocínio de sua Excelência o Presidente da República.

É necessário sonhar e imaginar o que poderá ser o futuro da mobilidade. O Portugal Mobi Summit será, mais uma vez, o palco ideal para inovadores e startups partilharem as suas experiências e ideias disruptivas.

O tempo é de acção. Participar no Portugal Mobi Summit pode ser o seu primeiro passo.