Discutir o futuro da mobilidade inteligente num mundo que tem de caminhar a passos largos para a descarbonização é o desafio que junta, a partir de hoje, em Lisboa, alguns dos maiores especialistas a nível internacional e as empresas e governantes que estão a fazer, já hoje, a mudança acontecer.
OSUDLisboa, em Belém, vai acolher mais de mil participantes - que se inscreverem nesta iniciativa do Global Media Group - para ouvirem o que têm a dizer personalidades tão diferentes como Andrew McKeller, secretário-geral para a mobilidade da FIA, Martin Hofmann, CIO da Volkswagen AG, Patrick Oliva, fundador do Paris Process on Mobility and Climate Change ou Bjoern Hannapel, chefe da Go Green do Grupo DHL, entre muitos outros.
Em dois dias, com sessões plenárias e workshops, serão exploradas as várias dimensões da mobilidade, desde a energia, aos transportes, passando pelas redes inteligentes, serviços, tecnologias, cidades e tendências de comportamento.
Representados nos vários painéis estarão os altos dirigentes das empresas parceiras da Lisbon Mobi Summit, a começar pela EDP, e também Via Verde, Volkswagen e Efacec, bem como a Deloitte, knowledge partner da iniciativa.
A sessão de abertura de hoje estará a cargo do secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme de Oliveira Martins, prosseguindo a sessão plenária com um painel dedicado à conetividade e autonomia, em que marcará também presença o piloto Mark Preston, Team Principal da equipa de Fórmula E, Techeetah, que vai ser patrocionada pela Efacec. O tema Infraestruturas e Redes - Soluções inteligentes de Mobilidade vai animar o segundo painel.
A sessão plenária da tarde vai incidir sobre o futuro da logística urbana, contando com as presenças de Paulo Humanes, vice-presidente do PTV Group e Thierry Ligonniére, CEO da ANA Aeroportos. Ainda durante a tarde há lugar para dois workshops, um sobre trusted mobility e outro sobre a mobilidade local, em que marcarão presença autarcas de vários municípios, como Cascais, Viseu e Lagoa.
Amanhã, no segundo dia, a sessão de abertura caberá ao ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, a que se seguirá uma comunicação sobre o tema da descarbonização dos transportes do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Gomes Mendes. Neste painel participarão igualmente Patrick Oliva, do Processo de Paris, e Xavier Aymond, diretor de estratégia e inovação da Transdev.
Ainda durante a manhã sobe ao palco o desafio da mobilidade partilhada, a discutir por responsáveis da Uber, Drive Now e Europcar.
A tarde será marcada pelo Mayor's Council, que junta o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, o Ministro para a Mobilidade de Bruxelas, Pascal Smet e José Luís Sales Marques, presidente do Instituto de Estudos Europeus de Macau. Haverá ainda lugar para um workshop sobre segurança rodioviária, promovido pela Brisa, que conta com a presença do secretário de Estado da Proteção Civil.
O primeiro dia da conferência termina na Central Tejo com a apresentação dos prémios Global Mobi Awards/OkTeleseguros, numa festa, em que haverá surpresas da Efacec.