CaetanoBus lança o autocarro a hidrogénio com tecnologia de pilha de combustível Toyota

2019
18-10-2019

Com uma autonomia de 400 km e o sistema de pilha de combustível da Toyota, o novo transporte vai estar disponível no mercado europeu no próximo ano.

  O H2.City Gold é o novo autocarro elétrico a hidrogénio apresentado esta semana na Busworld, em Bruxelas, naquela que é a maior feira de transportes do mundo. Os primeiros veículos vão começar a circular em 2020, fazendo da CaetanoBus a primeira empresa da Europa a usar tecnologia de pilha de combustível da Toyota. Dois dos grandes desafios – tempo de carregamento e autonomia - foram superados para permitir que a empresa de Vila Nova de Gaia pudesse dar finalmente este salto. Graças ao rápido tempo de carregamento, menos de 9 minutos, e à elevada autonomia do veículo, as operações nas cidades não estão comprometidas. O H2.City Gold tem uma autonomia de 400 km com um só carregamento, uma caraterística diferenciadora no mercado dos autocarros a hidrogénio, permitindo rotas mais longas. O veículo tem um conjunto de pilhas de combustível Toyota de 60 kW e também se destaca pelo motor com uma potência de 180 kW. Destaca-se também pela sua modularidade, estando disponível com 10.7m ou 12m, nas versões LHD e RHD.   [caption id="attachment_3818" align="alignnone" width="538"] Com um carregamento de 9 minutos, o autocarro da CaetanoBus percorre cerca de 400 km.[/caption] Os tanques de hidrogénio estão armazenados no tejadilho, o que permite otimizar o interior do veículo, tornando-o mais espaçoso. No entanto, existem diferentes opções de configuração do interior para oferecer uma capacidade maior. O H2.City Gold está ainda equipado com sensores de fuga de hidrogénio e sensores de colisão, para que, no caso de fuga ou acidente, o fornecimento de hidrogénio seja cortado nos tanques. Através de uma fita colorida é possível ter perceção visual sobre possíveis fugas, de modo mais fácil e rápido. Tal como o autocarro 100% elétrico, poderá também ser equipado com uma grande variedade de equipamentos de segurança.     Inscreva-se já Consulte aqui o Programa

Artigos relacionados

Robôs para estacionar carros aceleram testes

Lisboa vai ter passe de 7 dias em abril para assegurar transição

André Calixto da NextBITT: "A realidade virtual vai mudar a forma como os profissionais no terreno vão exercer funções no curto prazo"