
CEIIA desenvolveu veículo elétrico autónomo

Na dianteira da nova mobilidade, o CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação para a Indústria) desenvolveu um veículo autónomo e elétrico, que pode ser colocado ao serviço da descarbonização das cidades, disse o seu diretor de relações institucionais, João Carlos Mateus, no lançamento do Portugal Mobi Summit. O projeto foi desenvolvido em parceria com universidades e empresas e constitui um exemplo da inovação daquele centro tecnológico que é uma das dez entidades nacionais que mais investem em investigação e desenvolvimento.
Uma das mais recentes inovações é uma plataforma com uma tecnologia que permite quantificar a poupança de emissão de co2 de um utilizador, num valor que é convertível em créditos que podem ser posteriormente utilizados em produtos e serviços.
João Carlos Mateus, que falava na Nova SBE, em Carcavelos, acredita que o Portugal Mobi Summit pode contribuir para que os centros de conhecimento nacionais nestas áreas da mobilidade inteligente ganhem um crescente reconhecimento internacional.
O CEIIA é, desde este ano, um dos parceiros do Portugal Mobi Summit, iniciativa do Global Media Group com o apoio da EDP Comercial. Entre os outros parceiros contam-se também a Via Verde, a Fidelidade e a Câmara Municipal de Cascais.