
Vídeo: Carlo Ratti. "Como podemos encolher o nosso sistema de transportes?"

"A reflexão que devemos fazer neste momento é como podemos encolher o nosso sistema de transportes", defendeu Carlo Ratti, à margem do Portugal Mobi Summit, que se realizou entre 20 e 22 de outubro em Cascais, e onde foi um dos oradores mais aguardados.
O arquiteto e diretor do MIT Senseable City Lab considera que para fazer curtas distâncias, de um ou dois quilómetros, nos centros urbanos não precisamos de usar um suv, mas podemos escolher veículos mais pequenos e mais adequados, de entre uma panóplia de novos serviços de mobilidade 'on demand'.
Carlo Ratti falava de bicicletas ou trotinetas, mas também de scooters elétricas. Quando lhe perguntam sobra qual será a mobilidade do futuro, o reputado arquitecto das cidades futuristas garante que a novidade é que "não vai haver uma só solução, mas várias e podemos escolhê-las como um serviço".
O diretor do MIT Senseable City Lab acredita que os países do Sul da Europa, como Portugal, Espanha e Itália estão particularmente bem posicionados para desenvolverem soluções específicas para as novas necessidades de mobilidade sustentável. Têm massa crítica, um bom nível de engenharia e todas as condições para desenvolver soluções interessantes, defendeu.