
Adeus Ford Transit, olá E-Transit, a nova estrela 100% elétrica

O furgão da Ford mais vendido no mundo já tem uma versão 100% elétrica. A E-Transit entra num mercado em forte crescimento devido à adesão das empresas aos comerciais elétricos, cujas vendas subiram 70% em maio no mercado português.
A clássica Ford Transit, o furgão de carga mais vendido no mundo, tem agora uma versão 100% elétrica, a E-Transit, que pretende ser um "novo modelo referencial para o mundo dos negócios", como a definiu o fabricante norte-americano esta semana na apresentação à imprensa.
É o primeiro veículo comercial 100% elétrico da marca, lançado num momento em que é líder de vendas europeu, no segmento, desde 2015.
"Queremos continuar a manter essa liderança daqui para a frente e por isso vamos lançar cinco veículos comerciais elétricos até 2024", anunciou o diretor de comunicação da Ford para o mercado ibérico, António Chicote, esta semana em Lisboa.
"Com um sistema de baterias de grandes dimensões, ampla autonomia, motor potente e um ProPower Onboard, funcionalidade única que lhe permite exportar energia, a versão 100% elétrica do furgão de carga mais vendido no mundo oferece um desempenho inigualável", garante a marca.
A E-Transit, apresentada como a nova estrela do histórico fabricante norte-americano, faz parte de um mercado em forte crescimento devido à adesão das frotas das empresas aos comerciais elétricos que registaram, só em Portugal, um aumento nas vendas de 70% em maio, face ao período homólogo em 2021, segundo dados da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP). Já representam mais de 3% do mercado dos elétricos, se atentarmos à análise de vendas destes modelos de janeiro a maio deste ano feita pela ACAP.
Na sequência da introdução da E-Transit, a icónica família Transit da Ford irá incluir mais quatro novos modelos elétricos: o novo furgão Transit Custom de uma tonelada e o veículo multiusos Tourneo Custom, em 2023, seguindo-se, em 2024, os também veículos multiusos de menores dimensões Transit Courier e Tourneo Courier.
A Ford-Pro, nova plataforma de serviços
A nova E-Transit serve ainda de lançamento à plataforma Ford Pro, a nova unidade de negócio da Ford dedicada a vendas e assistência a uma escala mundial, "centrada na melhoria da produtividade dos clientes de veículos comerciais através de veículos de classe mundial e produtos e serviços de vanguarda".
Após um exigente programa de testes globais, a Ford Pro e os seus parceiros clientes de toda a Europa estão a usar 60 unidades E-Transit para demonstrar os benefícios de produtividade dos veículos comerciais eletrificados. As primeiras unidades de produção acabaram de sair da fábrica em Kocaeli, na Turquia, para começar a fazer face às 5.000 encomendas já colocadas pelos clientes, ainda antes da produção ter tido início.
O equipamento de série de nível superior da E-Transit inclui sistemas inteligentes de assistência ao condutor e de segurança, enaltecidos pela EuroNCAP, bem como um apoio à carga abrangente inerente ao Ford Pro Carregamento e todo um conjunto integrado de soluções Ford Pro destinadas a otimizar a eficiência e o custo de propriedade.
A E-Transit conta ainda com um preço altamente competitivo no mercado, "como forma de acelerar a aquisição de veículos elétricos", refere a marca. No mercado europeu está disponível por pouco mais de 42 mil euros, na versão mais barata - chassis. Já a Van chega com um valor em torno dos 73.100 euros, revelou o diretor de comunicação.
António Chicote ressalva que "este modelo oferece uma garantia de 8 anos para a bateria ou o equivalente a 160 mil KM".
Consumos e potência
A nova carrinha totalmente elétrica da Ford foi concebida para satisfazer uma ampla gama de situações de utilização por parte dos clientes, contando com uma capacidade de bateria de 68 kWh utilizável como padrão, proporcionando uma autonomia competitiva até 317 km WLTP. 2, acrescenta a fabricante norte-americana em comunicado.
A verdadeira capacidade da Transit é entregue pelo potente motor que oferece 430 Nm de binário e uma opção entre 135 kW ou 198 kW de potência máxima. A carga útil máxima atinge os 1.758 kg 3 no furgão, numa completa gama que totaliza 25 variantes, entre furgões simples e duplos, versões chassis simples e chassis-cabine, com múltiplos comprimentos e alturas do tejadilho, bem como pesos brutos das 3,5 às 4,25 toneladas.
A E-Transit também integra a inédita solução ProPower Onboard, que gera ate Ì2,3 kW na cabina e na área de carga, para alimentação de conversões e equipamentos enquanto se encontra em trabalho.
Entre os novos sistemas de assistência ao condutor, que ajudam a minimizar os custos de reparação, incluem-se a Assistência à Travagem em Marcha-Atrás, um sistema que utiliza uma câmara e sensores para detetar peões, ciclistas e obstáculos estáticos em manobras de marcha-atrás, podendo gerar um aviso antes de imobilizar automaticamente o veículo caso o condutor não reaja.
Os condutores beneficiam ainda de uma nova câmara de 360 graus, com visão olho de pássaro, mostrando a periferia da envolvente da E-Transit no ecrã do painel de instrumentos de 12 polegadas, ajudando a evitar obstáculos aquando de manobras em espaços apertados, em que a visão é mais limitada.