Ciclistas das margens norte e sul de Lisboa vão convergir na Praça do Comércio

2023
21-09-2023

A Praça do Comércio vai ser palco de atividades e diversões gratuitas para toda a família neste fim-de-semana, no âmbito da 'Feira de Mobilidade - Lisboa Vive a Rua'. O evento, que encerra a Semana Europeia da Mobilidade, vai atrair um super passeio de bicicleta, que parte de vários pontos da área metropolitana.

No sábado, 23, centenas de ciclistas vão convergir na Praça do Comércio, partindo de vários pontos da parte norte da área metropolitana; no dia seguinte, domingo, haverá uma iniciativa semelhante nos municípios da margem sul, mas sem travessia do rio. O ponto de encontro é a Praça do Comércio onde se celebra a mobilidade sustentável e a necessidade de mudar os hábitos nas deslocações. O evento inicialmente previsto para o fim de semana anterior foi adiado devido às projeções de mau tempo.

O programa de sábado prevê a partida de grupos de ciclistas entre as 9h00 e as 9h30, na Amadora (rua António Maia) e Odivelas (Parque Multidesportivo Naíde Gomes). Os dois grupos convergem na estação da Pontinha e seguem para a Cidade Universitária e depois para a Praça do Comércio, onde os participantes se irão juntar por volta das 12h00 com os ciclistas que chegam por um segundo percurso, partindo de Loures e Vila Franca de Xira.

No primeiro caso, Loures, está prevista a partida do Pontão de Santa Iria, às 10h00, e no segundo, Vila Franca de Xira, meia hora antes, da Fábrica das Palavras. Estes ciclistas seguem pelo Trilho Ribeirinho do Tejo, depois pelo Parque Tejo até à Praça do Comércio.

Haverá um terceiro grupo que parte de Cascais entre as 9h15 e 9h30, da praça 5 de Outubro, convergindo em Oeiras, onde a partida será um pouco mais tarde, na Nova SBE; os ciclistas de Cascais e Oeiras seguem depois pelo Passeio Marítimo de Algés até à Praça do Comércio.

No domingo, estão envolvidos os municípios da margem sul, com várias partidas, de Alcochete, Montijo, Moita e Barreiro, convergindo o pelotão no Parque da Vila, Quinta do Conde. Está previsto um segundo percurso, a partir de Palmela (av. Liberdade) e Setúbal (auditório José Afonso), rumo à concentração na Quinta do Conde. 

Na Praça do Comércio, nestes dois dias, haverá uma iniciativa aberta a todo o público, a 'Feira da Mobilidade -Lisboa Vive a Rua' -  organizada pela Câmara Municipal de Lisboa em parceria com o Portugal Mobi Summit e a EDP - com experiências dedicadas ao futuro da mobilidade.

Haverá formação para andar de trotinete elétrica em segurança, num percurso de destreza, evento promovida pela ANSR; circuitos insufláveis de karts elétricos para os mais pequenos e jogos com prémios disponibilizados pela EDP; conselhos de condução, com enfoque para os ângulos mortos, a cargo da Fundação Mapfre; aulas de yoga e zumba; circuitos de carrinhos telecomandados da Brisa ou até o sorteio de um Skoda elétrico oferecido pela Fidelidade.

Lisboa é uma das 3 mil cidades que participam na Semana Europeia da Mobilidade, que decorre esta semana. Em 2023, a autarquia quis elevar a comemoração a outro patamar, com acções e medidas, de modo a tornar mais verde a mobilidade na cidade e a chamar mais gente a participar nas ações de sensibilização e de diversão planeadas neste período.

A Semana Europeia da Mobilidade repete-se todos os anos em setembro e é a principal campanha de sensibilização da Comissão Europeia sobre a necessidade de tornar a mobilidade urbana mais limpa e sustentável numa era de crise climática. Na edição deste ano, a iniciativa europeia vai interpelar os cidadãos para a urgência de poupar energia, um recurso escasso, sobretudo num momento em que a Europa vive uma guerra com efeitos visíveis no acesso à energia e no agravamento do seu custo.

O ideia de juntar ciclistas de diferentes municípios é uma ação da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) em conjunto com a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta e das autarquias da área metropolitana. A TML quer aliar o modo ciclável ao transporte público e o cartão Navegante vai proporcionar mais lugares disponíveis para bicicletas, em comboios e barcos durante o fim de semana. Mais informações aqui: https://www.navegante.pt/destaques/semana-europeia-da-mobilidade

Os outros visitantes da feira, sobretudo os mais novos, também são convidados a gastar energia nos trampolins disponíveis na praça. Os adultos, esses, podem contar com aulas de yoga e de zumba e um encerramento musical, no domingo, ao som da Banda da Carris.

Um dos objetivos destas experiências de mobilidade é a transição para o modo elétrico. Estarão disponíveis carros elétricos para test-drives de marcas como BMW e a Mini, entre outras. Ainda no campo da mobilidade sustentável e suave não são esquecidas nem as bicicletas de uso partilhado Gira, da Emel, nem as trotinetes. E também não faltará o apelo ao uso de transporte público e a promoção do cartão Navegante. E porque a sustentabilidade ambiental é o centro da iniciativa, o Oceanário de Lisboa marcará igualmente presença com uma ação que aborda a problemática dos plásticos nos oceanos.

Lisboa é uma das 100 cidades comprometidas com a neutralidade carbónica até 2030, razão pela qual tem projetos em curso nos domínios da eletrificação da frota de transportes públicos, criação de zonas de emissões zero, e de velocidade controlada, expansão de ciclovias ou medidas de incentivo ao transporte público, entre outras medidas.

No âmbito dos regulamentos da Semana Europeia da Mobilidade, as vilas e cidades podem inscrever todas as atividades que planeiam realizar para assinalar a campanha, como atividades voltadas para a mobilidade sustentável durante a semana do evento principal, implementar uma ou mais medidas permanentes de transporte ao longo do ano e realizar um ‘Dia sem carros’. A Comissão Europeia encoraja as cidades a realizarem todas as opões.

Da lista de entidades que marcarão presença na feira de mobilidade contam-se ainda a ANPC, PSP, Metropolitano de Lisboa, Transtejo, Carris, UVE, Santogal, Caetano Baviera, Valor Pneu, Autoindustrial Silence Motors, Jardim Zoológico de Lisboa, entre outros. O Global Media Group estará presente com a representação das suas marcas centenárias, como o DN e o JN, e a TSF.

(Saiba tudo sobre o Portugal Mobi Summit em www.portugalms.com)



Artigos relacionados

MOBI REPORT: Mudar a frota e em força

Vera Pinto Pereira: “A inovação faz parte do ADN da EDP”

Concorrência baixou custo das viagens de autocarro regionais