Laboratório da Mobilidade BIKiNNOV ganha espaço e certificação

2023
05-06-2024

O Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) do setor das duas rodas está a avançar a bom ritmo. Vai integrar três pavilhões no espaço da Associação Empresarial de Águeda já este verão. E o seu Laboratório da Mobilidade do BIKiINNOV recebeu acreditação oficial.

Arrancaram as obras de adaptação dos pavilhões 1, 2 e 3 da Associação Empresarial de Águeda (AEA) para o acolhimento das instalações do Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) do setor das duas rodas, prevendo-se a sua conclusão até ao final deste mês. A informação foi avançada pela associação Bikinnov – Bike Value Innovattion Center, adiantando que o investimento em causa ronda 550.000€, com financiamento garantido no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e do NextGeneration EU (Missão Interface – Programa de Financiamento Base).

“As instalações são essenciais para o início da atividade do Laboratório de Mobilidade, que será apetrechado por equipamentos de grande volumetria para a realização de testes, como o túnel de vento, a câmara tomográfica, a microscopia de materiais, entre outros”, refere uma nota do centro.

A Bikinnov – Bike Value Innovattion Center lembra que sem estas obras não seria possível reunir as condições necessárias “para cumprir com os prazos contratualizados com a Agência Nacional para a Inovação (ANI), entidade intermediária do financiamento base da Missão Interface, ao nível da atividade de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em contexto de laboratório, dos projetos de Vigília de Normas, Vigília de Materiais e Processos Industriais Ecoeficientes.

Em Maio, o BikiNNov recebeu a acreditação pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC) confirmando o cumprimento do CTI pelo requisitos da norma aplicável e qualidade dos serviços laboratoriais que passará a prestar.

“A atribuição da acreditação pelo IPAC não apenas fortalece a nossa posição como líder em inovação, mas também assegura aos nossos clientes e parceiros que cada análise e teste realizado no nosso laboratório atende aos mais altos padrões internacionais de qualidade e confiabilidade. Este reconhecimento é um testemunho do árduo trabalho e da dedicação de toda a equipa do BIKiNNOV, e reforça o papel do laboratório como um pilar central na promoção da inovação e da tecnologia avançada no setor de mobilidade. Com esta acreditação, o BIKiNNOV prepara-se para enfrentar os desafios futuros do mercado global das bicicletas”, disse Gil Nadais, diretor executivo.

Artigos relacionados

Fundador da Waze, Uri Levine, vai estar na Cimeira de Cascais do PMS2023

Pedro Oliveira: “Ambição da Nova SBE é ser neutra em carbono em 2040/2045”

Duarte Cordeiro: Apoio a compra de carros elétricos mantém-se mas com novas regras