Laboratório da Mobilidade BIKiNNOV ganha espaço e certificação

2023
05-06-2024

O Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) do setor das duas rodas está a avançar a bom ritmo. Vai integrar três pavilhões no espaço da Associação Empresarial de Águeda já este verão. E o seu Laboratório da Mobilidade do BIKiINNOV recebeu acreditação oficial.

Arrancaram as obras de adaptação dos pavilhões 1, 2 e 3 da Associação Empresarial de Águeda (AEA) para o acolhimento das instalações do Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) do setor das duas rodas, prevendo-se a sua conclusão até ao final deste mês. A informação foi avançada pela associação Bikinnov – Bike Value Innovattion Center, adiantando que o investimento em causa ronda 550.000€, com financiamento garantido no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e do NextGeneration EU (Missão Interface – Programa de Financiamento Base).

“As instalações são essenciais para o início da atividade do Laboratório de Mobilidade, que será apetrechado por equipamentos de grande volumetria para a realização de testes, como o túnel de vento, a câmara tomográfica, a microscopia de materiais, entre outros”, refere uma nota do centro.

A Bikinnov – Bike Value Innovattion Center lembra que sem estas obras não seria possível reunir as condições necessárias “para cumprir com os prazos contratualizados com a Agência Nacional para a Inovação (ANI), entidade intermediária do financiamento base da Missão Interface, ao nível da atividade de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em contexto de laboratório, dos projetos de Vigília de Normas, Vigília de Materiais e Processos Industriais Ecoeficientes.

Em Maio, o BikiNNov recebeu a acreditação pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC) confirmando o cumprimento do CTI pelo requisitos da norma aplicável e qualidade dos serviços laboratoriais que passará a prestar.

“A atribuição da acreditação pelo IPAC não apenas fortalece a nossa posição como líder em inovação, mas também assegura aos nossos clientes e parceiros que cada análise e teste realizado no nosso laboratório atende aos mais altos padrões internacionais de qualidade e confiabilidade. Este reconhecimento é um testemunho do árduo trabalho e da dedicação de toda a equipa do BIKiNNOV, e reforça o papel do laboratório como um pilar central na promoção da inovação e da tecnologia avançada no setor de mobilidade. Com esta acreditação, o BIKiNNOV prepara-se para enfrentar os desafios futuros do mercado global das bicicletas”, disse Gil Nadais, diretor executivo.

Artigos relacionados

As greves climáticas de Greta Thunberg estão a mudar hábitos

Bernardo Pereira: “Somos o país da UE que menos investe em ciclovias por habitante”

Setor automóvel acelera luta pela gama de elétricos baratos