
Lisboa mobilizada para as duas rodas

Na próxima sexta-feira, os lisboetas podem comemorar de bicicleta o dia Europeu Sem Carros. A iniciativa da Lisboa e-Nova chama-se Um Dia a Pedalar, Porque Não?
A ideia da iniciativa é simples, convencer as pessoas a passarem um dia a andar de bicicleta em Lisboa. A data escolhida, 22 de setembro, tem elevado peso simbólico (é o dia Europeu sem Carros) e coincide com a última jornada da Semana Europeia da Mobilidade, que começa amanhã, dia 16. Por sua vez, este evento é promovido pela Comissão Europeia desde 2002. Para a Agência de Energia e Ambiente de Lisboa, Lisboa e-nova (entidade sem fins lucrativos), a ocasião não deve ser desperdiçada. Um dia inteiro a pedalar, porque não.
O título da iniciativa da Lisboa e-nova já diz o essencial. No dia europeu sem carros, os lisboetas podem deixar de lado o seu automóvel e usar um meio de transporte com oferta abundante na cidade, a bicicleta. A ideia é sensibilizar as pessoas para a eficiência energética e para o uso de meios sustentáveis de transporte. A rede de ciclovias existente na cidade tem extensão suficiente para permitir circular por todo o lado.
Assim, durante um dia inteiro, na próxima sexta-feira, haverá várias entidades envolvidas, a autarquia, empresas, escolas, o público em geral, para se promover uma forma de mobilidade menos poluente e mais saudável. O objetivo é conseguir uma grande mobilização dos lisboetas.
Apesar da sua simplicidade, a iniciativa está ligada a um problema complexo. A União Europeia, os governos nacionais e as autarquias estão a tentar reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, no âmbito de uma ambição política mais vasta de combate às alterações climáticas. Sem a participação dos cidadãos, será difícil atingir as metas de descarbonização da atmosfera, o que passa por novos comportamentos e por uma economia muito diferente da existente.
O consumo de energia, a alimentação, a mobilidade, estes são alguns dos setores onde está a ocorrer uma grande alteração de modelo e cada indivíduo pode participar nesta revolução. Não se fará num dia, mas um dia pode fazer a diferença. Porque não?
A proposta de Lisboa e-Nova (um dia a pedalar) pretende envolver grupos e tem um pequeno modelo de competição saudável. As empresas ou escolas mobilizam os seus trabalhadores ou estudantes e haverá pontos na cidade onde decorrem encontros dos ciclistas e sensibilização ambiental. O objetivo é transformar a deslocação para o trabalho ou para a escola numa experiência mais agradável, até lúdica, com alta participação nas redes sociais. A inscrição é gratuita e no final haverá uma votação através do Instagram, com distribuição de prémios.
A Associação de Energia e Ambiente de Lisboa (Lisboa e-nova) é uma associação privada sem fins lucrativos que se dedica ao desenvolvimento sustentável da capital, com múltiplos projetos em diversas áreas ambientais, da mobilidade aos resíduos, passando pela gestão da água ou o clima. O site da organização, que pode ser visitado em lisboaenova.org, tem abundante informação sobre a cidade, bem como sobre os projetos em curso.