
Mais de 400 ciclistas são esperados na 'Feira de Mobilidade - Lisboa Vive a Rua'

A Praça do Comércio vai ser palco de atividades e diversões para toda a família no fim-de-semana de 16 e 17. A Semana Europeia da Mobilidade arranca com um passeio de bicicleta, que parte de vários pontos da área metropolitana, e converge à beira-Tejo.
Lisboa é uma das 3 mil cidades e vilas que vão participar na Semana Europeia da Mobilidade entre 16 e 22 de setembro. Este ano, a autarquia quer elevar a comemoração a outro patamar, com acções e medidas concretas, de modo a tornar mais verde a mobilidade na cidade e a chamar mais gente a participar nas ações de sensibilização e de diversão que estão planeadas para toda a família neste período.
A Praça do Comércio vai ser o palco da 'Feira da Mobilidade -Lisboa Vive a Rua' - iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa em parceria com o Portugal Mobi Summit e a EDP - com dois dias de experiências dedicadas ao futuro da mobilidade, já no próximo fim-de-semana de 16 e 17 de setembro.
O evento contempla momentos tão diversos como formação para andar de trotinete elétrica em segurança num percurso de destreza, promovida pela ANSR; circuitos insufláveis de karts elétricos para os mais pequenos e jogos com prémios disponibilizados pela EDP; conselhos de condução, com enfoque para os ângulos mortos, a cargo da Fundação Mapfre; aulas de yoga e zumba; circuitos de carrinhos telecomandados da Brisa ou até o sorteio de um Skoda elétrico oferecido pela Fidelidade.
A Semana Europeia da Mobilidade repete-se todos os anos em setembro e é a principal campanha de sensibilização da Comissão Europeia sobre a necessidade de tornar a mobilidade urbana mais limpa e sustentável numa era de crise climática. Nesta edição de 2023, a iniciativa europeia vai interpelar os cidadãos para a urgência de poupar energia, um recurso escasso, sobretudo num momento em que a Europa vive uma guerra com efeitos visíveis no acesso à energia e no agravamento do seu custo para todos.
Em causa está, sobretudo, a poupança de energia não renovável, porque, paradoxalmente, os visitantes da 'Feira de Mobilidade - Lisboa Vive a Rua' vão ser convidados a gastar muita energia física. Em primeiro lugar, porque está previsto que a Praça do Comércio seja o ponto de encontro de mais de 400 ciclistas que chegarão à capital a pedalar, vindos dos vários municípios da área metropolitana, da margem norte e sul, numa ação da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) em conjunto com a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta e os municípios da área metropolitana . A TML quer aliar o modo ciclável ao transporte público e o cartão Navegante vai proporcionar mais lugares disponíveis para bicicletas, em comboios e barcos durante o fim de semana. As inscrições para aderir ao passeio, que se realiza nos dois dias, estão abertas até ao dia 14.
Os outros visitantes da feira, sobretudo os mais novos, também são convidados a gastar energia nos muitos trampolins disponíveis na praça e a brincar em insufláveis gigantes. Os adultos, esses, podem contar com aulas de yoga e de zumba para gastar ou ganhar energia e um encerramento musical, no domingo, ao som da Banda da Carris.
Um dos objetivos destas experiências de mobilidade é a transição para o modo elétrico. Por isso mesmo estarão disponíveis carros elétricos para test-drives de marcas como a Volvo, BMW e a Mini, entre outras. Ainda no campo da mobilidade sustentável e suave não são esquecidas nem as bicicletas de uso partilhado Gira, da Emel, nem as trotinetes. E também não faltará o apelo ao uso de transporte público e a promoção do cartão Navegante. E porque a sustentabilidade ambiental é o centro da iniciativa, o Oceanário de Lisboa marcará igualmente presença com uma ação que aborda a problemática dos plásticos nos oceanos.
Lisboa é uma das 100 cidades comprometidas com a neutralidade carbónica até 2030, razão pela qual tem projetos em curso nos domínios da eletrificação da frota de transportes públicos, criação de zonas de emissões zero, e de velocidade controlada, expansão de ciclovias ou medidas de incentivo ao transporte público, entre outras medidas.
No âmbito dos regulamentos da Semana Europeia da Mobilidade, as vilas e cidades podem inscrever todas as atividades que planeiam realizar para assinalar a campanha, como atividades voltadas para a mobilidade sustentável durante a semana do evento principal, implementar uma ou mais medidas permanentes de transporte ao longo do ano e realizar um ‘Dia sem carros’. A Comissão Europeia encoraja as cidades a realizarem todas as opões.
Da lista de entidades que marcarão presença na feira de mobilidade contam-se ainda a ANPC, PSP, Metropolitano de Lisboa, Transtejo, Carris, UVE, Santogal, Caetano Baviera, Valor Pneu, Autoindustrial Silence Motors, Jardim Zoológico de Lisboa, entre outros. O Global Media Group estará presente com a representação das suas marcas centenárias, como o DN e o JN, e a TSF.
(Saiba tudo sobre o Portugal Mobi Summit em www.portugalms.com)