
Tom Burke: “A Europa está a esforçar-se mais do que o resto do mundo, mas é insuficiente”

Tom Burke, co-fundador da E3G, “Third Generation Environmentalism”, disse, esta manhã de quarta-feira, ao final da manhã do Portugal Mobi Summit 2023, que está a decorrer em Cascais, que “a Europa está a esforçar-se mais do que o resto do mundo” no que diz respeito aos desafios climáticos, mas é "insuficiente".
Tom Burke considera que estamos mais perto do "fracasso da política climática do que do sucesso". “Penso que a Europa está a esforçar-se mais do que a maior parte do resto do mundo, mas não está a fazer o suficiente e a maioria do resto do mundo definitivamente não está a fazer o suficiente. Então, atualmente estamos muito mais no caminho para o fracasso da política climática do que para o sucesso da política climática”, acredita.
O especialista alerta ainda para o facto de "não termos um problema com as tecnologias, mas com a política". “Temos um problema com a política, com a tomada de decisões coletivas, que pode fazer uso das tecnologias que estão cada vez mais acessíveis e mais baratas”, sublinha.
Tom Burke defende ainda que o futuro das indústrias de mobilidade dependerá do "sucesso ou fracasso das alterações climáticas". “Se conseguirmos lidar com as alterações climáticas, estaremos a afastar-nos dos combustíveis fósseis em direção à eletricidade, impulsionando em grande parte a mobilidade. Se falharmos, estaremos num mundo onde o norte do Mediterrâneo, até 2035, passará por longos períodos de 40 graus e isso mudará completamente o padrão, por exemplo, de toda a indústria turística. O sucesso ou o fracasso terão uma enorme importância para as indústrias de mobilidade", referiu.