
Vera Pinto Pereira: “A inovação faz parte do ADN da EDP”

A administradora executiva da EDP garantiu que a multinacional está empenhada na transição energética com um portfólio de soluções para os utilizadores. Vera Pinto Pereira destaca a inovação como eixo central do processo de transição, o que explica o apoio da empresa a um ecossistema de start-ups.
A transição energética é algo que "faz parte do modelo de negócio da EDP", disse Vera Pinto Pereira, em entrevista à margem do primeiro dia da Cimeira de Cascais, no âmbito da Mobi Summit. "Temos um portfólio de soluções para ajudar os nossos clientes nesta jornada da transição energética”, sublinhou a administradora executiva. Exemplos disso são a energia renovável produzida nos parques EDP, as soluções de autoconsumo da geração solar descentralizada, os projetos de armazenamento e eficiência energética e os carregamentos elétricos.
“Faz parte do nosso modelo de negócio, do nosso plano estratégico e ambição fazer esta transição energética agindo nas diferentes etapas do negócio da EDP, na geração renovável, nas redes de transmissão e distribuição e no desenho de soluções de transição energética para o cliente final, seja residencial - um segmento que apenas temos na Ibéria - , seja o cliente de serviços ou de uma indústria, que enfrenta hoje desafios muito importantes na sua agenda de descarbonização”, referiu.
A administradora salientou ainda que “a inovação faz parte do ADN da empresa”. E deu exemplos como a aposta no hidrogénio”, com a produção da primeira molécula de hidrogénio no grupo EDP, ou "o ecossistema de financiamento de start-ups e o financiamento de concursos de inovação".
Concluindo, "a EDP tem hoje uma verdadeira cultura de inovação em vários horizontes" e “um conjunto vasto de parceiros que têm como principal benefício acelerar a nossa própria inovação”, disse a executiva. A EDP é uma multinacional do setor energético com presença em 30 países da Europa, América do Norte, América do Sul e, mais recentemente, Ásia-Pacífico também. A expansão internacional deu-se ao longo da última década, mas acentuou-se nos últimos quatro anos.
Vera Pinto Pereira falava após o painel de abertura da Cimeira de Cascais, onde conduziu uma conversa com o fundador da Waze, Uri Levine, sobre o papel da inovação como catalisador da mudança.