Mobilidade num Mundo em Mudança

Ao longo de dois dias, vão subir ao palco principal na Nova SBE, em Carcavelos, temas que, mais do que nunca, se tornaram urgentes. A inovação e a mudança na mobilidade pós-pandemia, a transição energética, o 5G e a IoT vão revolucionar as cidades e o mundo tal como são conhecidos. E, se o planeamento urbano e a micro-mobilidade já eram prioridades, agora, torna-se obrigatório repensar a sua importância nesta nova realidade que a Covid-19 impõe.

O lado solar da crise é o que poderá emergir de um mundo pós-pandemia, que terá de prosseguir a transição energética. No arranque da Grande Cimeira, iremos debater de que forma os novos hábitos de mobilidade e o teletrabalho e como o digital pode ser um incentivo para as cidades se tornarem mais sustentáveis. E, porque a pandemia trouxe com ela outras abordagens da mobilidade, vamos também tentar perceber que transformações terão de acontecer nos transportes públicos e partilhados para garantir a segurança sanitária nesta nova era de distanciamento social.

As tecnologias de ponta não poderiam ficar de fora deste evento. O Big Data, aliás, serviu para monitorizar os comportamentos e a mobilidade nos picos da pandemia, levantando questões sobre os limites da Democracia. Esse debate passará igualmente pelo Portugal Mobi Summit, mas haverá também espaço para entender como o 5G ou a IoT vão mudar o ecossistema urbano.

As mudanças que vieram para ficar na fase da pós-pandemia e o impacto que terão no planeamento urbano e na micro-mobildade são os tópicos a encerrar a 3ª edição do Portugal Mobi Summit. Tendências de last mile, distanciamento comunitário versus eficiência energética de grandes densidades populacionais ou outros hábitos e vivências citadinas vão preencher muitas horas de conversas e sobretudo de reflexão, tão necessária para descobrir os caminhos e desafios das cidades.