
Cidades projetam mobilidade do futuro na Mobi Summit

Os planos de Oeiras, Cascais e Aveiro e o papel da IA para uma mobilidade mais sustentável são o pano de fundo da conferência de lançamento do Portugal Mobi Summit 2024/2025, hoje, no Parque dos Poetas, em Oeiras.
A secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, vai participar na conferência de lançamento do Portugal Mobi Summit 2024/2025, que se realiza esta terça-feira no Auditório da Poesia dos Parque dos Poetas, em Oeiras. A governante encerrará o evento, poucos dias após a apresentação pública do Plano de Mobilidade Verde e da entrada em funcionamento do novo passe ferroviário nacional, com o valor de 20 euros, que já registou mais de 11 mil assinaturas.
O maior evento de mobilidade urbana do país discute os grandes desafios de transporte nas áreas metropolitanas, contando para isso com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino de Morais, do presidente da Câmara Municipal de Aveiro e vice-presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, Ribau Esteves, do vice-presidente do município de Cascais, Nuno Piteira Lopes e do primeiro secretário do Metropolitano e da Comissão executiva da Área Metropolitana de Lisboa, Carlos Humberto de Carvalho.
Para antecipar o impacto da inovação nos desafios futuros da mobilidade urbana haverá um painel especialmente dedicado ao papel dos drones, do voo autónomo e da IA, com os exemplos do CeiiA e da Tekever.
O município de Oeiras vai também apresentar a estratégia Oeiras Move, que visa aumentar o uso de meios de mobilidade mais sustentáveis, como as bicicletas e as trotinetes, em modo integrado com a rede de transportes públicos. O município está apostado em reforçar este rede e alargá-la para lá das suas fronteiras, com novas ligações a Lisboa e a Sintra em corredor dedicado ao transporte público.
Na sua 7ª edição o Portugal Mobi Summit é uma iniciativa das marcas DN, JN, TSF, DV e Motor24, contando com a parceria Oeiras Valley.
Redacao DN