Paulo Ferreira: "A mobilidade é fundamental sobretudo para aqueles que nos sobrevierem"

Conferências
07-11-2024

No início da Conferência de Oeiras, o diretor-geral da Notícias Ilimitadas realçou a importância da mobilidade urbana servir as necessidades do cidadão, nomeadamente das gerações futuras e no Interior do país.

Na conferência de lançamento do Portugal Mobi Summit 2024/2025, que se realiza esta terça-feira no Auditório da Poesia dos Parques dos Poetas, em Oeiras, Paulo Ferreira, diretor-geral da Notícias Ilimitas, começou por reconhecer que a mobilidade é “absolutamente fundamental” para os cidadãos, sobretudo para “aqueles que nos sobrevierem”, reconhecendo que o “desafio é enorme” e dependerá de todos. O diretor-geral da Notícias Ilimitadas lembrou, contudo, que também é “preciso que o cidadão queira ser servido por essas necessidades e que batalhe por elas”.

Para mostrar que há um longo caminho a percorrer quando se fala no futuro da mobilidade, Paulo Ferreira observou a morosidade das últimas duas viagens de comboio que realizou entre o Porto e Lisboa e o exemplo do Interior país que “está muito atrasado” e, por isso, também não deve ser “esquecido” quando se abordam temas como a mobilidade verde. 

Paulo Ferreira realçou ainda a importância do contributo que a Inteligência Artificial pode oferecer quando se debate o futuro da mobilidade, mas realçou mais uma vez o impulso que deve ser dado por todos os cidadãos. “Continuamos todos a ficar embevecidos e maravilhados quando vemos a inteligência artificial entrar pelas nossas vidas dentro, mas creio que estes dois exemplos que citei mostram bem como há uma necessidade muito grande e um caminho muito longo a percorrer, e que cada um de nós tem que batalhar por isso, porque senão será obviamente muito mais difícil”, afirmou. 

Por fim, o diretor-geral da Notícias Ilimitadas vincou que o Portugal Mobi Summit é o “maior projeto” conjunto entre a Notícias Ilimitadas e a Global Media Group. “É um projeto que resiste há sete anos com pandemias pelo meio o que há de querer dizer que a sua robustez é significativa”, disse. Sobre Oeiras, onde se realiza a conferência, Paulo Ferreira notou que a marca desta cidade é a “ambição”, comprometendo-se a traçar um caminho conjunto “rumo a uma maior mobilidade e rumo a uma maior consciencialização sobre a importância da mobilidade”. A conferência de lançamento do Portugal Mobi Summit 2024/2025 é uma iniciativa conjunta das marcas DN,JN,TSF, DV e Motor24 com o apoio Oeiras Valley. 

Redacao DN

Artigos relacionados

Residentes em Oeiras terão até duas horas de estacionamento gratuito por dia

Oeiras quer reativar linha entre Sintra e Cascais em quatro anos

Cidades do Norte experimentam sistema inovador de mobilidade