Luís Barroso

 
Luís Barroso é presidente da MOBI.E desde julho de 2019. Empresa que, além de ser o instrumento do Estado para a mobilidade sustentável, por indicação da tutela, assegura também a gestão dos fluxos energéticos e financeiros resultantes das operações da rede de mobilidade elétrica.

Ligado ao setor dos transportes há 13 anos, exerceu funções de adjunto no Gabinete da Secretária de Estado dos Transportes do XVII Governo Constitucional, entre 2007 e 2009, e desde então tem vindo a exercer funções de administrador público em diversas empresas ligadas ao setor da mobilidade e transportes, como a Administração do Porto de Lisboa, Carris, Metropolitano de Lisboa, Transtejo e Soflusa e suas participadas Carristur, Ferconsult, Metrocom e Otlis.

O seu percurso profissional passou também pelo Caixa – Banco de Investimento, com responsabilidade nos Departamentos de PME’s e de Corporate Dívida, onde esteve durante sete anos. Iniciou a sua atividade profissional no Banco Nacional Ultramarino, em 1992, tendo passado por várias áreas, destacando-se o Gabinete de Planeamento e Orçamento e os serviços financeiros do Departamento de Grandes Empresas.

Com quase três décadas de experiência profissional, é Mestre em Análise Financeira e Licenciado em Gestão, tendo sido também professor de Cálculo Financeiro na Universidade Lusíada, entre 1992 e 2001.