Marco Belo Galinha

 
Marco Galinha (Rio Maior, 1977), empresário português, tem dedicado a sua experiência profissional à criação e gestão de empresas, com o propósito de criar valor económico e sustentável para a sociedade. Em 1996, ingressa no Instituto Superior Técnico, em Engenharia Informática, optando por não terminar a licenciatura para fundar, aos 20 anos de idade, a sua primeira empresa. Em 2007, ingressa na Harvard Business School para se especializar em Marketing e Gestão.

Em 2011, Marco Galinha é distinguido como jovem empresário do ano pelo jornal “Região de Leiria” e, em 2014 e 2016, é nomeado “Português de Valor” pela Lusopress. Em 2015, recebe a AFCEA Medal – Associação para as Comunicações, Electrónica, Informações e Sistemas de Informação para Profissionais – “for Outstanding Services”.

Atualmente, exerce os cargos de Presidente do Conselho de Administração e CEO do Grupo Bel S.A., fundado por si em 2001, agregando diversas empresas dedicadas a áreas de negócio como a distribuição, indústria, tecnologia e inovação, imobiliário e comunicação, com presença reconhecida no mercado português e internacional. Nos últimos anos reforçou a posição do Grupo Bel nas várias áreas de negócio através da aquisição e/ou entrada no capital de empresas como Active Space Tecnologies, Augusto Duarte Reis, Aximage – Comunicação e Imagem, Sociedade Agro-Turística Herdade do Rio Mourinho, Global Notícias – Media Group e VASP – Distribuidora de Publicações. Tem vindo a apostar em soluções sustentáveis através da criação de empresas como a Bel e-Power e a Bel-Energia.

Marco Galinha exerceu, igualmente, o cargo de Conselheiro no Conselho Económico Social (CES) e exerce, atualmente, o cargo de Vice-Presidente do Conselho Geral da Confederação Empresarial de Portugal (CIP).