Miguel Pinto Luz

 
Miguel é o atual Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais/Portugal (230.000 habitantes).

Desde 2005 tem ocupado vários cargos públicos, tanto no governo central como Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações durante o XX Governo Constitucional de Portugal, como na sua cidade natal, Cascais.

Miguel é atualmente Presidente da Fundação Alfredo de Sousa, Vice-Presidente da Direção do Turismo da região de Lisboa e membro da Direção do fórum comunitário inclusivo.

É licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pelo Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa), continuou a sua carreira académica e de investigação na mesma escola, completando um mestrado em Redes Informáticas, onde também lecionou em vários cursos de graduação e pós-graduação, atualmente leciona na Nova School of Business and Economics.

Miguel tem também um MBA da AESE / IESE Business School (Universidade de Navarra) e está atualmente a desenvolver um doutoramento em Liderança na Rotterdam School of Management (Universidade Erasmus). Os seus interesses de investigação incluem a motivação do serviço público, liderança de servidores e governação do sector público.

Miguel é um cronista residente num dos maiores jornais diários portugueses. E todas as semanas assina uma rubrica numa Rádio nacional. É frequentemente convidado a comentar sobre os principais meios de comunicação social nacionais e redes nacionais de televisão.

Tem vindo a desenvolver uma nova visão para o futuro das cidades e com casos de sucesso já implementados em Cascais

É reconhecido internacionalmente por este trabalho, sendo convidado como orador principal em todo o mundo sobre o tema das Cidades Inteligentes e o futuro da democracia.