Paulo Ferrão

 
Paulo Ferrão é Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa, Presidente do IN+, Centro de Inovação, Tecnologia e Investigação Política. É membro da direcção da Associação EUREKA, e ex-Presidente da Associação COST. Foi Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia de 2016 a 2019, e Director do Programa MIT-Portugal de 1996 a 2016. É membro do Comité Consultivo Ambiental da Rolls-Royce.

Tem sido muito ativo nas "Cidades Sustentáveis", onde foi co-autor de um livro no MIT-Press sobre "Metabolismo Urbano Sustentável". É membro do Conselho de Missão da Comissão Europeia sobre “ Cidades inteligentes e de impacto ambiental neutro", e tem estado envolvido com as Academias Nacionais dos EUA como membro da Mesa Redonda sobre Sustentabilidade, o Comité sobre "Ligações de Sustentabilidade no Governo Federal" e o Comité de "Caminhos para a Sustentabilidade Urbana: Desafios e Oportunidades para os Estados Unidos". Tem liderado a componente urbana em dois projectos ADB, da qual surgiu a publicação "Metabolismo Urbano de seis Cidades Asiáticas". A sua carreira científica tem evoluído nas áreas de "Diagnóstico Laser para combustão turbulenta", "Sistemas de Energia" e "Ecologia Industrial". É muito activo na área da gestão de resíduos, e foi coordenador da Estratégia Nacional de Gestão de Resíduos para Portugal e do Plano Estratégico de Gestão de Resíduos Municipal Português (PERSU 2020).

É autor e co-autor de nove livros e mais de cem artigos publicados em revistas científicas e uma variedade de capítulos de livros e mais de cem artigos apresentados em conferências e palestras, tendo sido convidado em diferentes âmbitos.